Reitora da UVA recebe representantes da CREDE 6

20 de maio de 2022 - 8:04 AM

 

O acesso de estudantes da rede pública estadual à Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e sua permanência na instituição foi um importante assunto que esteve na pauta do encontro realizado na manhã desta quinta-feira, 19 de maio de 2022, entre a reitora da UVA, professora Izabelle Mont’Alverne, e o coordenador da Coordenadoria Regional do Desenvolvimento da Educação 6 (CREDE 6), Daniel Costa. O encontro também contou com a presença do chefe de Gabinete da UVA, professor Marcos Aguiar, e do articulador da CREDE 6, Wallas Matos.

Os representantes da CREDE 6 solicitaram o apoio da Universidade para incentivar o acesso dos alunos da rede pública estadual à UVA, como forma de melhorar os índices de acesso ao ensino superior a esse perfil de alunos na região e no Estado. Diante da preocupação demonstrada pelos representantes da CREDE 6, a reitora Izabelle Mont’Alverne propôs a construção de uma ampla política de acesso ao ensino superior que ajude a reduzir as desigualdades sociais e promova a transformação e justiça social.

Outro ponto discutido na reunião entre as duas instituições foi a contextualização do conteúdo do processo seletivo de acesso à UVA, em coerência com as mudanças na matriz curricular do ensino médio por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sobre o assunto, o chefe de Gabinete da UVA, professor Marcos Aguiar, propôs uma aproximação entre a Universidade e a CREDE para o alinhamento acerca dos conteúdos incorporados na nova matriz curricular do ensino médio.

Permanência estudantil

Tivemos uma ampliação de bolsas estudantis custeadas pelo FECOP [Fundo Estadual de Combate à Pobreza] na UVA. É uma política importante para garantir a permanência do aluno na Universidade”, destacou a reitora Izabelle Mont’Alverne. Sobre a permanência estudantil, ela apontou a necessidade de que as prefeituras disponibilizem ônibus para que os alunos possam chegar até a Universidade. O coordenador da CREDE 6 se colocou à disposição da reitora e se comprometeu a discutir o assunto com as demais Coordenadorias para que solicitem, junto às respectivas prefeituras, a disponibilização de transporte público para os estudantes.

Daniel Costa também apontou a necessidade de oferta de cursos na área tecnológica, para responder a demanda atual do mercado de trabalho e também demandas dos próprios alunos. “Nosso jovem hoje é nativo digital e quer ver algo com que se identifique. Precisamos investir em cursos para absorver no ensino superior da região os alunos da nossa região”, ressaltou O coordenador da CREDE 6.

A reitora da UVA solicitou à CREDE 6 que seja realizada uma pesquisa sobre as demandas de áreas de interesse dos alunos e mencionou que muitas dessas demandas podem ser incluídas na oferta de cursos a distância da UVA. “A Universidade precisa estar alinhada à educação básica e ao ensino médio”, defendeu a reitora.

20.05.2022
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)