Professora da UVA tem nome atribuído a novo gênero de camarão fóssil
3 de maio de 2023 - 6:50 PM #biologia #homenagem #paleontologia #UVA
No mês de abril, a Professora Somália Viana, docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, teve seu nome atribuído a um novo gênero de camarão fóssil.
Trata-se de um novo gênero e uma nova espécie de camarão, que recebeu o nome Somalis piauiensis, em reconhecimento a extensa contribuição dada pela professora Somália à paleontologia, bem como à sua dedicação na formação de recursos humanos.
A descoberta deu-se a partir de pesquisas do egresso do curso de Ciências Biológicas da UVA em Sobral e hoje professor da Universidade Federal do Piauí, Dr. Paulo Victor de Oliveira, e da professora Dra. Olga Alcântara Barros, da Universidade Regional do Cariri – URCA. Ambos os autores são ex-alunos da professora Somália Viana.
“Escolhemos homenageá-la considerando a contribuição que ela deu ao longo de quase 40 anos para a paleontologia do Brasil e do mundo, e pela contribuição e influência que teve e tem em nossa formação acadêmica-profissional e pessoal”, afirma o pesquisador.
Para a docente, é uma honra “emprestar” seu nome para um fóssil. “Foi uma homenagem muito especial, pois o nome das espécies é eternizado naquele organismo para a ciência”, reconhece ela.
O espécime foi descoberto no Estado do Piauí em 2018 e após análises e estudos específicos, em abril de 2023, foi publicado artigo na revista científica internacional Zootaxa.

Docente da UVA, Professora Somália Viana, tem seu nome atribuído a novo gênero de camarão fóssil.
A publicação científica será apresentada formalmente à comunidade acadêmica, imprensa e sociedade em geral, nos dias três de maio às 9h no Auditório Severo Eulálio, no campus da UFPI na cidade de Picos – PI, e em quatro de maio às 14h no auditório do Geopark Araripe, na Cidade de Crato – CE.
A pesquisa contou com apoio da UFPI – campus de Picos e foi financiada em parte pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).
Com a descoberta, os pesquisadores homenageiam a paleontóloga Dra. Maria Somália Sales Viana, professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA, em reconhecimento a sua extensa contribuição aos estudos de geologia e paleontologia da Bacia do Araripe e do Brasil. O camarão que também homenageia o Piauí, recebeu o nome Somalis piauiensis.
LANÇAMENTO
Na noite do dia 26 de abril, a professora Somália Vianna do curso de Ciências Biológicas e mais sete autores lançaram dois livros sobre a Pré-História, um infanto-juvenil e outro sobre sítios paleontológicos do nordeste cearense. O lançamento contou com a presença da paleontóloga professora Sônia Agostinho e diversos docentes. O evento aconteceu no Memorial de Educação Superior- MESS.

Há cerca de 38 anos, Professora Somália Viana estuda paleontologia.
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)