Documentário de docente do curso de História da UVA é aceito em evento de Córdoba, Espanha

13 de junho de 2023 - 5:33 PM # # # # # # #

A docente do curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, professora Telma Bessa Sales, teve seu documentário aceito em evento de Córdoba, Espanha. A produção audiovisual se trata do documentário “Um patrimônio chamado Sobral” que foi aceito na III Jornada Iberoamericana de Jovens Pesquisadores em Patrimônio Industrial que acontecerá nos dias 13 a 17 de novembro de 2023.

Em 2019 a professora Telma já havia participado do evento com seu documentário de pós-doutorado, “A vida entre tecidos, fios e nós”.

Confira abaixo documentário da professora Telma Bessa:

A problemática central deste documentário se movimenta em torno do diálogo Cidade e Patrimônio, de forma ampla, incluindo o patrimônio Industrial, gastronômico, arqueológico, paisagístico, etc. É uma reflexão sobre o binômio cidade-fábricas, com ênfase no patrimônio cultural de bem industrial de Sobral. Sobral é plural. É solar.

É cultural. É local de fábricas e trabalhadores desde o século XIX“, explica a professora.

Para a docente, trazer esta reflexão acerca do patrimônio industrial por meio de um documentário é  importante na formação do estudante das ciências humanas da região. “A ação do diálogo com estudiosos sobre o patrimônio, sugere envolver as novas gerações, dentro das escolas, no sentido de suscitar reflexões sobre o patrimônio e os espaços de trabalho“, assegura ela.

A produção audiovisual foi do Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas – LABOME e teve apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico –FUNCAP.

Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA

Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)