Secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira, visita a UVA

27 de junho de 2023 - 6:30 PM # # # # # # # # #


Na tarde desta quinta-feira, 27/07, a reitora da UVA, professora Izabelle Mont’Alverne, recebeu em seu gabinete a secretária da Igualdade Racial do estado do Ceará, Zelma Madeira. 

A visita da secretária teve como objetivo o acompanhamento das políticas afirmativas, especialmente as políticas de cotas na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. 

Zelma reconhece que a UVA está atenta em respeitar a Lei Estadual nº 16.197, de 17 de janeiro de 2017, na qual a Universidade reserva o percentual de 50% das vagas dos processos seletivos por curso/turno/modalidade para o Sistema de Cotas.

“Fiquei animada com a produção de um instrumento de comunicação e explicação do que é realmente uma banca de heteroidentificação, porque há uma preocupação em qualificar uma ação afirmativa de modalidade de cotas raciais e essa preocupação é de fazer com que os beneficiários reais dessa política sejam alcançados”, comenta a secretária da Igualdade Racial.

Secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira, elogia produção audiovisual da UVA.

AÇÃO AFIRMATIVA 

No dia 11/05, a UVA lançou no seu canal do Youtube um vídeo acerca do procedimento para verificação étnico-racial de pessoas autodeclaradas negras (pretas ou pardas) e indígenas nos processos de seleção de vestibular da UVA. O vídeo tem por finalidade esclarecer sobre os critérios considerados pela Comissão de Heteroidentificação no ato da avaliação fenotípica dos candidatos autodeclarados.

O vídeo é curto, objetivo e trabalha com conceitos que para nós são basilares”, reforça Zelma. 

Confira abaixo o vídeo no Canal oficial do Youtube: 

Além da secretária, também estiveram presentes, a coordenadora especial de Igualdade Racial, Wanessa Brandão, a coordenadora administrativo-financeiro, Tainara Alexandre e a coordenadora de Comunicação da SEIR, Sara Sousa.

Ficamos muito felizes porque vocês são exemplo, muitas instituições não fazem isso. Chegar aos estudantes das escolas é muito importante para dirimir diversos problemas que acontecem ainda na inscrição para as cotas. O vídeo tratou de uma forma coerente e didática e a divulgação agiu de forma eficaz”, ressaltou Wanessa. 

 

COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO 

A Comissão de Heteroidentificação da UVA tem por finalidade a aferição da veracidade e a validação da autodeclaração prestada por candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), no âmbito dos cursos de graduação e atuará de forma preventiva, bem como em razão de denúncias anônimas ou nomeadas, internas ou externas à instituição.

Os procedimentos de verificação e de validação de autodeclaração ocorrerão de forma presencial em locais previamente informados, mediante comunicado oficial ao candidato, locais esses que serão devidamente reservados, assegurando-se o respeito à dignidade do ser humano, o sigilo e a plena segurança das informações.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)