Programa de Pós-Graduação em Geografia da UVA realiza VIII Seminário Regional Norte-Nordeste da Pós-Graduação em Geografia

13 de setembro de 2023 - 3:08 PM # # # # #

Nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2023, ocorreu o VIII Seminário Regional Norte-Nordeste da Pós-Graduação em Geografia que foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O evento foi realizado na modalidade remota e transmitido pelo canal oficial de eventos do PROPGEO/UVA, espaço virtual de gravações.

O seminário contou com 3 mesas redondas e apresentação de 5 redes de pesquisa com forte inserção de pesquisadores das regiões norte e nordeste. Foram discutidas estratégias de consolidação dos programas, o atual panorama nacional da pós-graduação e estratégias futuras com vistas no fortalecimento da pós-graduação em Geografia nas regiões norte e nordeste do país. Além disso, o evento destacou a necessidade de consolidar ações afirmativas mais efetivas que colaborem para a redução de assimetrias regionais no âmbito do território nacional, visando estratégias de internacionalização e a situação das pesquisas na pós-graduação em Geografia, no período pós-covid.

Estiveram presentes nas mesas e participaram do evento coordenadores, professores e pesquisadores de programas de diversos cursos de pós-graduação, entre eles o Prof. Dr. Manoel Fernandes de Souza Neto (USP), coordenador adjunto da área de Geografia da CAPES, a Profa. Dra. Madalena Cavalcante (UNIR), coordenadora da Rede Norte-Nordeste da Pós-graduação em Geografia (RENNEGEO) e Prof. Dr. Adão Francisco de Oliveira, atual presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia (ANPEGE).

De acordo com a professora Glauciana Alves Teles, coordenadora do PROPGEO/UVA, o seminário ocorreu pela primeira vez numa universidade estadual e teve grande abrangência com a participação efetiva de coordenadores, professores e estudantes de pós-graduação e graduação em Geografia nas transmissões das mesas e nas intervenções via chat. A professora destaca ainda a importância das temáticas abordadas, sobretudo no que se referem às ações afirmativas implementadas nessas regiões, tendo em vista que o objetivo destas é colaborar com a redução da centralização da produção do conhecimento, ainda muito concentrada no sudeste e sul do país, assim na redução de assimetrias e ainda buscando tornar a pós-graduação um ambiente mais inclusivo e com ações que permita o desenvolvimento de pesquisa que dê visibilidades aos problemas regionais.

Como encaminhamento do evento, segundo a professora Glauciana Alves Teles, foi definido na plenária final, que o IX SERNNE será realizado na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), sob a coordenação dos professores Alexandre Rauber (UNIFAP) e José Mauro Palhares (UNIFAP), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia da instituição. E ainda será elaborado um documento com temas, fruto de encaminhamentos e discussões das mesas que será entregue ao professor Adão Francisco de Oliveira, presidente da ANPEGE, no período em que ocorrerá o XV Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia (ENANPEGE), no mês de outubro em Palmas (TO), com objetivo de ser colocado na plenária final do evento.