Desafios do ensino de libras são tema de tese de mestrado defendida por professora da UVA
19 de outubro de 2023 - 6:55 PM
Os desafios vivenciados pela professora Antônia Karina Mota Simplício na condução da disciplina de Libras do curso de Licenciatura em Matemática, ofertado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), viraram o tema de sua dissertação apresentada ao curso de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação, da Universidade Estadual do Ceará – UECE. A docente, que acaba de obter o título de mestre, é graduada em Ciências Sociais e Pedagogia pela UVA e também especialista em Gestão Educacional e em Educação Inclusiva, especializações obtidas também na Universidade.
Intitulada ‘A disciplina de Libras no curso de Matemática do PARFOR/UVA: Os desafios vivenciados’, a tese da professora Karina trouxe tanto sua perspectiva como professora da disciplina quanto dos alunos do curso de Matemática. “Ter o conhecimento em Libras se torna algo crucial para a inclusão educacional de estudantes surdos. Permite que os alunos tenham acesso ao currículo e participem plenamente das atividades escolares, promovendo assim uma educação mais igualitária”, destacou a docente.
A metodologia utilizada para a efetivação do estudo foi a abordagem qualitativa e naturalístico-construtiva, tendo como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. “Aprender Libras é importante não apenas para a comunicação eficaz com pessoas surdas, mas também para promover a inclusão, a diversidade e o respeito à cultura surda, além de abrir portas para oportunidades educacionais e de emprego”, observa Karina.
PARFOR
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) foi instituído pela Portaria Normativa nº 09, de 30 de junho de 2009, do Ministério da Educação (MEC), e é destinado a ofertar cursos superiores gratuitos a professores em exercício em escolas públicas, sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de dezembro de 1996.