UVA realiza encontro de formação para diretores das escolas municipais

17 de novembro de 2023 - 11:01 AM

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) sediou, na última segunda-feira, 13 de novembro, o “Encontro de Formação com Diretores das Escolas Municipais: Sobral 100% Integral”. O projeto é uma realização da Universidade em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Educação, e o Centro Lemann.

A mesa de abertura do evento foi composta pela reitora da UVA, professora Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque, pelo vice-reitor, professor Francisco Carvalho de Arruda Coelho, pelo secretário da Educação de Sobral, Hebert Lima e pelo diretor do Centro Lemann, professor Roger Mendes.

“Estamos acolhendo os diretores das escolas municipais, a convite do prefeito Ivo Gomes, iniciando uma construção e uma escuta sobre as escolas de ensino 100% Integral em Sobral. É um momento de grande felicidade para mim porque eu sonhei com essa reaproximação da educação do município com a Universidade”, destacou a reitora Izabelle Mont’Alverne.

Durante o encontro, houve uma apresentação cultural organizada por Martônio Holanda e Edson Rocha, com o intuito de sensibilizar os convidados com as poesias de Paulo Freire e Bráulio Bessa sobre Educação. Em seguida, ocorreram oficinas para os diretores convidados, sob a supervisão dos coordenadores do projeto, os professores da UVA Reginaldo Parente, Marcos Aguiar, Israel Brandão, Betânia Moraes e Maristela Osawa. O evento finalizou com a explanação dos trabalhos realizados nas oficinais por meio de debates e discussões sobre o projeto.

Sobral 100% Integral

O secretário da Educação, Herbert Lima, ressaltou que a concepção do tempo integral não se resume apenas aos alunos estarem na escola nos dois turnos. “Pensar num currículo que permita que o estudante tenha uma série de vivências, de reflexões e competências vão para além das competências cognitivas e para além da excelência acadêmica. Temos diversas instituições que estão conosco nesse momento para contribuir com o crescimento ainda maior da educação de Sobral. Esse nosso esforço será de referência para outros municípios”, destacou.