Coleções científicas naturais e Laboratório Móvel da UVA atraem visitantes na FdC

5 de dezembro de 2023 - 7:55 PM

Nos dias 2 e 3 de dezembro, segundo e terceiro dia de programação da Feira do Conhecimento (FdC), o stand e Laboratório Móvel da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) continuaram em destaque, atraindo um grande número de visitantes, inclusive crianças. Quem esteve no local pôde conhecer importantes pesquisas e ações extensionistas, além de contemplar as coleções científicas naturais (herbário e fósseis).

O Laboratório de Paleontologia (LABOPALEO) existe há 20 anos na Universidade, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, sob coordenação da professora Somália Viana com o grupo de pesquisas paleontológicas na região Noroeste do Ceará. O trabalho da equipe tem reunido no acervo do Museu Dom José cerca de 6.000 fósseis.

“Participar da feira do conhecimento foi uma experiência muito empolgante, pela oportunidade de falar sobre paleontologia, é muito legal falar sobre o nosso patrimônio aqui do norte do Ceará e divulgar a importância que é a sua conservação”, comenta Gustavo Batista, bolsista do Laboratório de Paleontologia.


Outro projeto que já chega a quase cinco décadas é o Herbário Francisco José de Abril Matos (HUVA), fundado em setembro de 1979, tendo como curador o professor Elnatan Bezerra. Atualmente, o acervo conta com mais de 25 mil espécimes catalogadas de todo o país. O HUVA é vinculado ao catálogo internacional do Jardim Botânico de Nova Iorque (EUA), que reúne dados de herbários de todo o mundo.

“Temos aqui alguns trabalhos do nosso Herbário, trazendo um pouco da pesquisa, extensão e ensino, da mesma forma que o levamos para as escolas”, explica a bolsista do projeto, Aparecida Silva.

De acordo com a professora Somália Viana, essas coleções são consideradas Patrimônio de Ciência e Tecnologia, cuja divulgação é essencial para a Universidade.

Presença da UVA na Feira

“Além de oferecer uma experiência enriquecedora aos visitantes, a presença da Universidade trouxe uma abordagem prática e científica para o evento. A UVA demonstrou sua dedicação ao conhecimento e à pesquisa, destacando-se como um centro de excelência acadêmica. Parabéns à UVA por sua participação exitosa na feira do conhecimento e por despertar tanto interesse nos visitantes”, avaliou o vice-reitor da UVA, professor Francisco Carvalho de Arruda Coelho.


O vice-reitor deu destaque ao Laboratório Móvel da UVA, que proporcionou uma experiência única aos visitantes. “Com equipamentos atualizados e modernos, os estudantes puderam realizar experimentos e vivenciar a prática científica de forma dinâmica e interativa. Essa atração chamou bastante atenção e despertou o interesse de muitos visitantes, que puderam ter uma ideia mais realista sobre o trabalho realizado na Universidade”, pontuou.

A organização das atividades da UVA na FdC contou com colaboração ativa de um elenco de professores: Bianca Terra, Lúcia Betânia Andrade, Elnatan Bezerra, Somália Viana, Eliany Nazaré e Emerson Ferreira, além do apoio da gestão da Universidade, através da articulação direta do vice-reitor da UVA, professor Francisco Carvalho de Arruda Coelho, da pró-reitora de Planejamento e Administração, professora Kaliny Pessoa, e a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Rebeca Viana.

Meteoritos


Outra atração que fez sucesso entre os visitantes da FdC foi a exibição da amostra de meteoritos, que trouxe um elemento fascinante ao evento. “Os visitantes tiveram a oportunidade de observar de perto esses fragmentos extraterrestres e aprender sobre sua composição e origem. Essa exposição despertou a curiosidade e gerou diversas discussões sobre astronomia e geologia”, comenta o professor Francisco Carvalho.

A Exposição Itinerante “Meteoritos pé na estrada” estará em exibição até o fim de janeiro, no Museu do Eclipse, importante equipamento cultural que atua em parceria com a Universidade oportunizando ao público visitante contato com a astronomia.