UVA sedia Seminário Sobral 100% Integral

12 de dezembro de 2023 - 9:38 PM

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, realizaram, entre os dias 4 e 6 de dezembro, no campus Betânia, o “Seminário Sobral 100% Educação Integral”, evento que deu seguimento à implantação do programa que situa o município como primeiro do Brasil a ofertar a educação em tempo integral para todos os seus estudantes. O encontro, realizado em parceria com o Governo do Estado do Ceará e com o Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação, reuniu cerca de 400 educadores.

A abertura do Seminário contou com a apresentação da Orquestra da Escola de Música de Sobral e mesa de abertura com o tema “Construindo sonhos: de onde partimos e onde queremos chegar?”, com a participação da reitora da UVA, professora Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque, do Secretário da Educação, Herbert Lima, da Prefeita interina de Sobral, Socorrinha Brasileiro, da Presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), professora Ada Pimentel, do Secretário Executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil, Helder Nogueira, do Gestor do Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann, Rogers Mendes, e do Coordenador da Crede 6°, professor Daniel Costa.

No dia 5 de dezembro, houve a participação dos representantes dos municípios de Sobral, Baturité e Arendá, que partilharam sobre o processo de implementação da educação em tempo integral nas suas respectivas cidades. O momento também contou com a interação dos professores, alunos, coordenadores e gestores presentes no auditório, a partir de perguntas enviadas aos palestrantes sobre os desafios e êxitos existentes na educação integral.

O segundo dia do encontro finalizou com a mesa redonda “Qual o papel das Universidades frente aos desafios e potencialidades da educação integral?”, com participação da reitora Izabelle Mont’Alverne, da pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Betânia Moreira, o coordenador do curso de Pedagogia, Reginaldo Feijão, e o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Marcos Aguiar Ribeiro.

No último dia, 6 de dezembro, a programação do Seminário trouxe minicursos acerca do tema “Indicadores de sucesso: quais as referências para a construção da cidade que queremos?”, com a presença de representantes das Secretarias municipais, que abordaram questões sobre as áreas da Saúde e Assistência Social, Esporte e Cultura, Trânsito, transporte, Urbanismo e Meio Ambiente, além da Segurança do Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Pela tarde, foram apresentados os painéis temáticos sobre “Modelos, rotinas e formação de professores: quais referências são/podem ser inspiradoras para a política de Educação Integral de Sobral” e “Avaliação e Currículo: quais as referências são/podem ser inspiradoras para a política de Educação Integral de Sobral?”.

O objetivo do “Seminário Sobral 100% Educação Integral” foi promover um momento de fortalecimento das alianças entre as principais autoridades e parceiros engajados com a iniciativa, de estruturação de uma política intersetorial que priorize a educação nas temáticas centrais, além da sensibilização das comunidades escolares e da população em geral acerca da relevância da política de educação integral no município.

PROGRAMA SOBRAL 100% EDUCAÇÃO INTEGRAL

Lançado em dezembro de 2022, o programa “Sobral 100% Educação Integral” vai abranger todas as escolas do município e do estado, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, atendendo cerca de 43 mil estudantes. Atualmente, Sobral conta com 14 escolas em tempo integral.

Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 140 milhões até 2024 na construção de novas escolas para o ensino fundamental I e II e Centros de Educação Infantil, além de novas escolas de ensino médio, em uma iniciativa pioneira que tornará Sobral o primeiro município do Brasil a ofertar a educação em tempo integral para todos os seus estudantes, uma parceria com o Governo do Estado do Ceará.