Professoras da UVA integram grupo de pesquisadores em visita técnica a Harvard University

15 de março de 2024 - 4:50 PM

As professoras Maria Socorro de Araújo Dias e Maristela Inês Osawa Vasconcelos, do curso de Enfermagem e coordenadoras do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Famila (RENASF/UVA) integram o grupo NósAPSBrasil, pesquisadores de diversas instituições brasileiras que estarão na Harvard University entre os dias 15 e 25 de março de 2024 para participar de uma visita técnica, com a finalidade de apresentar e discutir os resultados da pesquisa intitulada “Effect of Covid-19 and Violence on the Work Process and Mental Health of Community Agents in Brazil”.

Compõem também o grupo NósAPSBrasil, pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

A pesquisa é financiada pela Fundação Lemann/Universidade de Harvard, Fiocruz e Funcap, sendo coordenada pela pesquisadora da Fiocruz Ceará, Profa. Dra. Anya Pimentel Fernandes Gomes Vieira-Meyer, atualmente visiting researcher (pesquisadora visitante) na Harvard University.

Os dados coletados desde 2019, apresentam situação complexa da influência da violência e da Covid-19 nos processos de trabalho e saúde mental dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em oito municípios nordestinos (quatro capitais: Fortaleza, Teresina, João Pessoa e Recife; e quatro cidades do interior do Ceará: Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha). De uma maneira geral, observa-se que quanto maior a violência urbana, menor a capacidade dos ACS de desenvolver suas atividades, inclusive relacionada a Covid-19, e maior é o sofrimento mental destes. Desta forma, regiões mais vulneráveis (maiores indicadores de violência), que mais necessitam de cuidados em saúde, são também as que mais se relacionam a diminuição de serviços ofertados pelos ACS devido à violência urbana.

Os professores brasileiros serão recebidos pelas professoras Anya Vieira-Meyer, Aisha Yousafzai e Márcia Castro, em uma produtiva agenda de eventos, visitas e encontros com pesquisadores americanos da School of Public Health T. Chan, do David Rockfeller Center for Latin American Studies (DRCLAS), Takemi fellowship, entre outros da Universidade de Harvard.

Grupo NósAPSBrasil:
A rede Nós APS Brasil é formada por pesquisadores da Atenção Primária à Saúde no Brasil. Foi construída em 2019 a partir do encontro de pesquisadores de duas redes de pesquisa pré-existentes: a Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) e a Rede Fiocruz Nordeste, entendendo como objetivo em comum o aprofundamento dos conhecimentos na área da atenção primária, mais especificamente, dos atores envolvidos na Estratégia de Saúde da Família, através de avaliação dos desafios encontrados e proposição de caminhos para seus enfrentamentos.

Fonte: Profª Anya Pimentel Fernandes Gomes Vieira Meyer, da FIOCRUZ-CE, e pesquisadora visitante na Universidade de Harvard – e-mail: anyavieira10@gmail.com