UVA inaugura a Sala Girassol: Ouvidoria para Mulheres e Meninas da Universidade

22 de março de 2024 - 4:03 PM

Foi inaugurada, no dia 13 de março de 2024, no campus Betânia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), a Sala Girassol, uma ouvidoria para mulheres e meninas da UVA. O espaço foi pensado para acolher, escutar e orientar, visando receber denúncias de violência e assédio contra mulheres e meninas da universidade.

A Ouvidoria é uma iniciativa da Reitoria da UVA, por meio da reitora, professora Izabelle Mont’Averne Napoleão Albuquerque, juntamente do Programa “UVA Em Defesa da Mulher”, com o apoio da Prefeitura de Sobral, das Pró-Reitorias, Direções de Centro e Coordenações de cursos.

No momento estiveram presentes representantes da Casa da Mulher Cearense, COPAC, Secretaria de Segurança e Cidadania de Sobral, Projeto Laços de Família, Tribunal de Justiça do Ceará, além de professores e estudantes da universidade.

A professora Helena Mara, coordenadora do projeto “UVA Em Defesa da Mulher”, ficará a frente dos trabalhos desenvolvidos pela Sala Girassol como ouvidora.

A Ouvidoria desempenha um papel crucial para garantir um ambiente seguro e inclusivo para mulheres e meninas na universidade. Ela oferece um canal confidencial para relatar assédio, discriminação ou quaisquer formas de violência contra a mulher, proporcionando às vítimas o suporte necessário e promovendo a responsabilização dos agressores. Além disso, a Ouvidoria pode ajudar a identificar padrões de práticas discriminatórias e implementar medidas preventivas para criar uma cultura de respeito e igualdade de gênero dentro das instituições de ensino superior.

Agende seu atendimento pelo e-mail: ouvidoriamulheresemeninas@uvanet.br
Página Sala Girassol: https://www.uva.ce.gov.br/sala-girassol/