Propostas da UVA são aprovadas em Edital da CAPES

6 de abril de 2024 - 5:58 PM

No dia 15 de março de 2024, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), publicou o resultado final das Instituições de Ensino Superior (IES) que apresentaram propostas para concorrer a cursos de licenciatura, ofertados pelo Edital 23/2023, denominado de PARFOR/EQUIDADE. Na ocasião, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) apresentou duas propostas de cursos: a primeira, uma Licenciatura Intercultural Indígena, cujo projeto pedagógico foi elaborado pela professora Adriana Campani; e, a segunda, uma Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos, elaborada pela professora Liliane Mendes.

O edital teve como objeto a seleção de propostas de IES para a oferta de 2.000 vagas visando à formação de professores em cursos de Licenciatura Intercultural Indígena, Pedagogia Intercultural Indígena, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, Licenciatura em Educação Especial Inclusiva e Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos, no âmbito do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR EQUIDADE), para a atuação nas redes públicas de Educação Básica e/ou nas redes comunitárias de formação por alternância.

Após análises das comissões do Ministério de Educação, as duas propostas foram aprovadas. Considerando que a pontuação é de 100 pontos, a proposta de Licenciatura Intercultural Indígena obteve 92 pontos e, a de Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos, 97 pontos.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos de custeio mediante instrumento de repasse a ser formalizado entre a CAPES e a UVA, observando a legislação aplicável à matéria.