Professora da UVA realiza visita técnica ao IGOT/UL, em Portugal e participa de evento na Universidad Castilla- La Mancha, na Espanha.

30 de abril de 2024 - 8:18 PM

No período de 8 a 15 de abril, a professora Glauciana Alves Teles, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO), realizou uma visita técnica ao Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), da Universidade de Lisboa, em Portugal.

A visita compõe as ações de internacionalização do PROPGEO previstas no acordo geral entre a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Universidade de Lisboa, além de acordo específico para o Projeto “Nós Propomos Cidadania e Inovação na Educação Geográfica (PNP)”, assinados em 2023 entre as duas instituições.

Na ocasião, a professora Glauciana proferiu palestra na mesa redonda “Formação cidadã com as lentes da Geografia: O Projeto Nós Propomos nas periferias das cidades brasileiras”, expondo os resultados do projeto, realizado na escola Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes, em Sobral-CE, com ênfase na potencialidade da cidadania territorial no projeto e seus desdobramentos na periferia da cidade de Sobral. Ainda como parte das atividades executadas, a professora apresentou o trabalho realizado pelo PROPGEO, sua produção científica e acadêmica, linhas de pesquisa, grupos de pesquisa e seus pesquisadores. Além disso, conheceu as atividades e pesquisas desenvolvidas pelo IGOT e pelo coordenador do mestrado em Ensino de Geografia e coordenador geral do PNP, professor Sérgio Claudino.

Na mesma semana, conheceu as instalações do IGOT, salas de aula, salas de SIG, auditórios, sala para defesa (júri) de dissertações e teses, ampliando também o contato com professores e pesquisadores do referido instituto.

Segundo a professora Glauciana, a visita ao IGOT da Universidade de Lisboa, foi um importante intercâmbio de conhecimento, troca de informações e dinâmica de funcionamento dos espaços visitados. A UVA e o IGOT estão aptas para realizar intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores que desejam realizar estudos em Lisboa e região, e dar seguimento a internacionalização entre a UVA e a Universidade de Lisboa.

Após a visita técnica, a pesquisadora seguiu para Ciudad Real, Espanha, onde participou do III Congreso Internacional ¡Nosotros Proponemos! Ciudadanía, sostenibilidad e innovación en la educación, ocorrido entre os dias 17 e 21 de março, na Faculdad de Educacion da Universidad Castilla de La Mancha. O evento foi organizado pela Faculdade de Educação da referida instituição e teve a participação de pesquisadores, professores do Ensino Superior e da Educação Básica e de estudantes de graduação que integram a rede internacional “Nós Propomos” de países como Portugal, Espanha, Brasil, Peru, México, Laos, Moçambique, dentre outros. Como parte da programação do evento, participou de trabalhos de campo no centro histórico de Ciudad Real, e nas cidades de Almagro, San Juan de Alcázar e em Córdoba, capital da província de Andaluzia.