Docente da UVA é eleito para o cargo de Secretário Regional do Estado do Ceará pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ)

13 de maio de 2024 - 10:03 PM

O docente do curso de Química da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), professor Murilo Sérgio da Silva Julião, foi eleito para o cargo de Secretário Regional do Estado do Ceará pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), com 18 votos dentre os 54 associados votantes. A posse será realizada no dia 25 de maio de 2024 durante a 47ª Reunião Anual Brasileira de Química.

A Sociedade Brasileira de Química foi fundada em julho de 1977, sendo ela a principal envolvendo profissionais da Química no Brasil, tendo como objetivos o desenvolvimento da comunidade química brasileira, a divulgação da importância dessa área do conhecimento para relações, aplicações e consequências para o desenvolvimento do país.
É de tamanha importância a nomeação do professor Murilo Sergio ao cargo, para assim estreitar a relação entre a UVA e a SBQ, e desta forma, seja dado mais um passo ao avanço científico do interior do Estado. Além disso, essa parceria é fundamental para o desenvolvimento do curso de Química da instituição, pois proporciona oportunidades de colaboração em projetos de pesquisa, acesso a eventos e congressos científicos, além de possibilitar a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais da área.

“Eu, como professor de uma universidade estadual localizada no semiárido nordestino, a UVA, me sinto muito lisonjeado e grato pela confiança depositada em mim por uma parcela da comunidade de químicos cearenses, devo ressaltar também que estamos organizando o XI Encontro Regional da SBQ Nordeste, o qual deverá acontecer em outubro de 2024, no campus do Pici-UFC, em Fortaleza. Esse evento é de alto caráter científico e de grande impacto na região, pois reunirá pesquisadores, professores e alunos do ensino médio, graduação e de pós-graduação de toda região Nordeste”, destaca professor Murilo.