UVA inaugura Observatório da Violência

13 de maio de 2024 - 11:51 PM

Na manhã desta quinta-feira, dia 09 de maio de 2024, foi inaugurado no campus Betânia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), o Observatório da Violência, equipamento idealizado pela UVA em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral, por meio da Secretaria da Segurança Cidadã, com financiamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

O equipamento, no âmbito do desenvolvimento de produto técnico visa promover o desenvolvimento de políticas públicas e a otimização dos projetos voltados para a prevenção de violência e fortalecimento das ações de segurança no município de Sobral. O Observatório da Violência, traz a importância da pesquisa e produção de inteligência para orientação e implementação de politicas de prevenção às violências, tendo como objetivo articular e fortalecer ações de prevenção, bem como a promoção da cultura de paz no município.

Estiveram presentes na cerimônia, a reitora da UVA, professora Izabelle MontAlverne, a secretária da Segurança Cidadã de Sobral, Emmanuela Leite, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Betânia Moreira, o pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, professor Glaudenir Brasil, o promotor de justiça, Dr. Rodrigo Calzavara, a secretária de Direitos Humanos e Assistência Social de Sobral, Emanuelle Ferreira, o secretario-executivo da Secretaria de Segurança Cidadã de Sobral, Bráulio Guerra, os membros do Observatório, a pesquisadora coordenadora, professora Lorena Pereira, professor pesquisador Marcos Aguiar, professor pesquisador Lourival Gerardo, professor pesquisador Wellington Sousa, mestranda Ana Beatriz, e os bolsistas Gilberto Ribeiro e Jefferson Silva. Além de servidores da Secretaria de Segurança que farão parte do grupo de trabalho do Observatório.