A UVA torna público o Processo Seletivo de Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-americano (PILA) para docentes e discentes

22 de maio de 2024 - 3:38 PM

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), por meio da Coordenadoria de Internacionalização, torna público a seleção de docentes e discentes da UVA e estabelece as normas e requisitos para concorrer a uma vaga no Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-americano (PILA) na modalidade presencial 2024.2. Os recursos alocados para atender ao programa são oriundos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

O PILA/Presencial tem como objetivo promover o intercâmbio de docentes e discentes de graduação e pós-graduação, no segundo semestre acadêmico de 2024, entre as Instituições de Ensino Superior (IES) participantes. Serão ofertadas 11 vagas, das quais 7 destinam-se para discentes da graduação, 2 para discentes da pós-graduação e 3 para docentes da pós graduação.

O programa rege pela reciprocidade entre as universidades parceiras. A UVA se responsabilizará com os custos de alojamento e alimentação de estudantes estrangeiros, para a realização do intercâmbio em suas unidades, e na mesma quantidade de vagas ofertadas, os alunos da UVA serão recebidos pelas universidades estrangeiras, as quais arcarão com os seus custos de alojamento e alimentação durante o período do intercâmbio. A UVA arcará com as despesas das passagens aéreas para docentes e discentes com vínculo nesta Universidade, assim como com o seguro saúde internacional.

Inscrições abertas para alunos de graduação (Direito, Zootecnia, Letras Inglês, Ciências Sociais, Enfermagem, Biologia e Filosofia), alunos de pós-graduação (Geografia e Zootecnia) e docentes da pós-graduação (Filosofia, Geografia e Enfermagem).

As inscrições estarão abertas até o dia 02 de junho de 2024, sendo que, no último dia de inscrição, o sistema ficará aberto até às 23:45h.

A inscrição será feita mediante preenchimento do formulário no Sistema de Requerimento Online pelo Sistema Acadêmico. Os respectivos documentos de cada modalidade se encontram no edital e deverão ser anexados em PDF.

Acesse o edital para mais informações.