1º Encontro Cearense de Coordenadores de Curso de Agronomia acontece em Fortaleza/CE
1 de outubro de 2024 - 12:16 AM
No dia 27 de setembro, o Auditório da Sede do CREA-CE, em Fortaleza, recebeu o 1º Encontro Cearense de Coordenadores de Curso de Agronomia. O evento reuniu docentes de diversas instituições para debater o ensino de Agronomia no Brasil e discutir as perspectivas futuras.
Da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, participou a professora, Dra. Marlene Feliciano, coordenadora dos dois cursos de agronomia, nos campi de Acaraú e São Benedito. A docente apresentou os dois cursos aos demais coordenadores do curso de agronomia do Estado do Ceará. Também esteve presente, o professor Jorge Souza do campus Acaraú a convite do CreaJr-CE.
A programação contou com palestras, apresentações de pesquisas e sessões de discussões e encaminhamentos. Após a abertura oficial, a programação seguiu com uma palestra proferida pela Engenheira Agrônoma, Maria Helena de Araújo, que apresentou os principais objetivos do encontro. Durante o evento, destacou-se a apresentação da pesquisa realizada pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), representada pelo Engenheiro Agrônomo Almir Antônio Gnoatto. A pesquisa trouxe à tona questões relevantes sobre o ensino de agronomia no país, provocando um debate amplo e participativo entre os coordenadores presentes.
Outro ponto alto da programação foi a palestra: “O Ensino de Agronomia no Brasil: Contextualização e Perspectivas”, também ministrada por Gnoatto. A apresentação trouxe uma análise detalhada dos desafios enfrentados pelos cursos de agronomia, especialmente em relação à adequação curricular às novas demandas do setor agrícola, tanto em nível tecnológico quanto ambiental.
Autoridades, como o Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda, representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), marcaram presença.
Além das palestras e debates, os participantes tiveram a oportunidade de discutir propostas e encaminhamentos práticos para a melhoria do ensino na área. O evento foi encerrado com um momento de integração entre os coordenadores, consolidando a importância de encontros regulares para a troca de experiências e desenvolvimento em conjunto. O encontro reforça ainda a relevância da educação superior de qualidade para o fortalecimento do setor agrícola, essencial para a economia cearense e nacional.