Curso de Geografia da UVA comemora 30 anos de conquistas e pioneirismo em Sobral e Região
30 de abril de 2025 - 10:20 AM

O Curso de Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA celebra, neste ano de 2025, 30 anos de conquistas e pioneirismo em Sobral e região. A implantação do curso ocorreu em 1994, por uma equipe de jovens professores concursados e recém-nomeados, sendo eles: Isorlanda Caracristi, Martha Maria Júnior e Johnson Fernandes Nogueira; além dos professores aposentados da UFPB e da UFC, Modesto Siebra Coelho e José Vitorino de Souza, que, à época, faziam parte da gestão superior da UVA, a convite do então reitor José Teodoro Soares.
Após conquistar um espaço próprio no prédio do antigo projeto do DNOCS, denominado Projeto Sertanejo, foi criado oficialmente, em 1995, o Curso de Geografia da UVA. Situado fora da zona urbana da cidade de Sobral — em área que hoje integra o bairro Junco —, o local passou a ser conhecido como a Casa da Geografia de Sobral. Ainda em 1995, o curso teve início sob a coordenação da professora Isorlanda Caracristi, juntamente com o coordenador adjunto, Joaquim Mariano Neto.
Posteriormente, com a implantação dos cursos de Ciências Sociais e História, foi fundado o Centro de Ciências Humanas (CCH), no campus Junco. Nos primeiros cinco anos do curso, integraram a equipe docente da fase inicial: Virgínia Célia Cavalcante de Holanda, José Falcão Sobrinho, Cleire Lima da Costa Falcão, Aldiva Sales Diniz, Antônia Neide Costa Santana, Ana Paula Pinho Pacheco, Fábio Souza e Silva da Cunha, Sandra Maria Fontenele Magalhães, Ernane Cortez Lima, Maria do Carmo Viana e Arthur Valverde.
Em 1999, foi ofertado o primeiro curso de Especialização em Educação Ambiental do Ceará, coordenado por Antônia Neide Costa Santana e Cleire Lima da Costa Falcão, com a participação do professor José William Vesentini (USP). Neste mesmo ano, foi lançado o primeiro periódico científico entre as IES públicas cearenses: a Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), em versão impressa, tendo como seus primeiros editores Martha Maria Júnior e Johnson Fernandes Nogueira. Hoje, a revista possui Qualis A2 na Classificação Nacional da CAPES.
Em 2012, o curso foi agraciado com o Mestrado Acadêmico em Geografia, sob a coordenação das professoras Virgínia Célia Cavalcante de Holanda e Isorlanda Caracristi, consolidando-se como o primeiro mestrado em Geografia do interior do estado do Ceará. Nessa fase inicial, contou com um quadro ampliado de professores, como Lenilton Francisco de Assis e Simone Ferreira Diniz, e, posteriormente, a professora Marize Luciano Vital Monteiro.
A consolidação do mestrado, a inserção do curso de graduação em programas federais, o fortalecimento dos laboratórios, a aprovação contínua de projetos em editais de fomento à pesquisa e extensão, bem como a criação de mais um periódico científico — a Revista William Morris Davis – Revista de Geomorfologia — foram frutos de muita dedicação, enfrentamento de desafios institucionais internos e externos e da valiosa contribuição da nova geração de professores: Luiz Antônio Araújo Gonçalves, Francisco Clébio Rodrigues Lopes, Jander Barbosa Monteiro, Glauciana Alves Teles e Patrícia Vasconcelos Frota.
Em 2024, foi aprovado o Doutorado em Geografia, a primeira pós-graduação em nível doutoral da UVA. O MAG-UVA transforma-se em PROPGEO-UVA (Programa de Pós-Graduação em Geografia da UVA), tendo na coordenação os professores José Falcão Sobrinho e Antônia Vanessa Silva Freire Moraes Ximenes. Nesta nova fase, o curso conta com a participação efetiva dos recém-chegados professores Antônia Vanessa Silva Freire Moraes Ximenes, Bruna Dayane Xavier de Araújo e Daniel Borini Alves, que, certamente, contribuirão para a melhoria do ensino de graduação, a ampliação das atividades de extensão e a consolidação do nosso Programa de Pós-Graduação, agora com mestrado e doutorado.
O curso comemora seus 30 anos com êxito, resultado de um trabalho coletivo, competente e pioneiro que, mesmo diante de divergências e adversidades, mantém o foco nos objetivos e compromissos com o desenvolvimento acadêmico-científico e sociocultural, além da melhoria contínua da qualidade do ensino, pesquisa e extensão — tanto do curso quanto da UVA enquanto Instituição Pública de Ensino Superior, cuja função social se reflete em toda a região norte do Ceará.
Ao longo do ano, serão realizados diversos eventos e atividades em comemoração ao trigésimo aniversário, entre eles:
- Lançamento da Edição Especial da Revista da Casa da Geografia de Sobral e da Revista William Morris Davis;
- Semana de Abertura das Comemorações (22 a 24/04/2025);
- Semana da Integração (05 a 08/08/2025);
- Lançamento de livros.