Pesquisadoras do PROPGEO participam do II Encontro Nacional do GECEF na UFPI
23 de maio de 2025 - 10:21 AM
Entre os dias 4 e 6 de maio, aconteceu o II Encontro Nacional do GECEF (Grupo de Pesquisa sobre Currículo, Ensino e Formação de Professores de Geografia), na Universidade Federal do Piauí. O evento teve como tema central “Temas e conteúdos da Geografia: aproximações entre Currículo e Didática”.
De acordo com os organizadores, o encontro teve como principais objetivos: ampliar o debate acadêmico sobre currículo e didática da Geografia; contribuir com reflexões e propostas voltadas à valorização da regionalidade no ensino; fortalecer os vínculos entre professores e pesquisadores; e fomentar a produção e a socialização de conhecimentos a partir de experiências de ensino e pesquisa.
A professora Glauciana Alves e as mestrandas Sara Pereira, Allanis Silva, Gabrielle Cunha, Izabelle Cristina e Irisdora Cunha, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da UVA, participaram do evento, que reuniu professores da Educação Básica, formadores, pesquisadores e estudantes de diversas regiões do país para debater questões relacionadas ao currículo, à didática e à prática pedagógica no ensino de Geografia.
Na ocasião, a professora Glauciana participou da Mesa Temática II, intitulada “Temas e conteúdos da Geografia: unindo ensino e modos de investigação”, juntamente com a professora Lana de Souza Cavalcanti (UFG) e o professor Armstrong Miranda Evangelista (UFPI). Além disso, participou do lançamento do livro Ensino e Formação de Professores de Geografia no Brasil e em Portugal, organizado por ela, pelo professor Sérgio Claudino (IGOT/UL) e pelo professor José Falcão Sobrinho (UVA). Já as mestrandas apresentaram pesquisas vinculadas às suas dissertações, atualmente em andamento, nos Grupos de Trabalho coordenados por pesquisadores.
O evento GECEF é realizado a cada dois anos. Segundo a professora Glauciana, a participação das pesquisadoras do PROPGEO contribui para o avanço das investigações desenvolvidas no âmbito da linha de pesquisa “Ensino e Formação de Professores de Geografia”, uma vez que o intercâmbio com pesquisadores de referência na área permite o desenvolvimento acadêmico a partir do debate, da troca de experiências e do conhecimento de teorias, metodologias e resultados de pesquisa.