UVA recebe professora da Université Paris Est-Créteil em ação de cooperação internacional

16 de julho de 2025 - 10:52 AM

Na última terça-feira, 08 de julho, a Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, recebeu a professora Dra. Donna Kesselman, da Université Paris Est-Créteil (Université Paris XII), para uma visita a instituição.

A docente também faz parte do Laboratório Interdisciplinar de Sociologia Econômica (Laboratoire interdisciplinaire pour la sociologie économique – Lise) do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (Conservatoire national des arts e métiers – CNAM/Hautes Écoles Sorbonne Arts et Métiers Université – HESAM) e do Centro Nacional de Pesquisa Científica (Centre national de la recherche scientifique – CNRS).

As ações fazem parte das atividades do projeto de pesquisa em cooperação internacional apoiado pelo MCTI/CNPq e coordenado pelo professor Dr. Joannes Paulus Silva Forte, do curso de Ciências Sociais e Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) do Centro de Ciências Humanas – CCH.

A reitora da UVA, professora Dra. Izabelle Mont’Alverne, recebeu professora francesa no gabinete da reitoria com alegria, e na oportunidade apresentou o Programa de Internacionalização da Universidade, bem como ações do Programa de Mestrado Profissional em Sociologia – ProfSocio.

Na UVA, a professora está sob a supervisão do professor Dr. Joannes Forte, na qualidade de professora visitante ligada ao ProfSocio, realizando visita técnica e contribuindo para o estreitamento da cooperação internacional entre a UVA e as instituições francesas na qual faz parte.

Saiba mais: A professora Kesselman é especialista em estudos sobre os Estados Unidos e sociologia do trabalho de plataforma digital. Atualmente, ela desenvolve pesquisa comparativa sobre o trabalho plataformizado nos Estados Unidos, na França e no Brasil, integrando o programa de investigação internacional ANR/FAPESP PRCI Regreyz&Co – ANR-21-CE41-0027 “Grey zones and Territory: transformation of work and the emerging figure of Platform Worker. A France-Brazil comparison”. apoiado pela Agence National de Recherche – ANR (Agência Nacional de Pesquisa da França) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Em 23 de julho de 2025, às 19h, na sala de videoconferência, a professora visitante realizará uma conferência sobre “A zona cinzenta do trabalho do motorista de aplicativo como arma das plataformas digitais contra a regulamentação do trabalho: uma comparação entre Estados Unidos, França e Brasil”. Em breve, as pessoas interessadas poderão realizar a sua inscrição para ter direito a certificado pelo sistema de eventos da UVA. O idioma será francês/português.