Abertura do PET-Saúde/I&SD reúne estudantes, docentes e trabalhadores do SUS

19 de agosto de 2025 - 4:49 PM

 

Na noite desta segunda-feira (18), foi realizada a Reunião Geral de Abertura do Programa PET-Saúde: Informação e Saúde Digital (PET-Saúde/I&SD) da UVA, no auditório do campus Derby.

 

O PET-Saúde/I&SD é uma nova edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação, com o objetivo de integrar ensino, serviços de saúde e comunidade, impulsionando a transformação digital do SUS.

 

A reunião de abertura contou com a presença da secretária de saúde de Sobral, Michele Alves; do secretário executivo da saúde, Meykel Gomes; da docente Socorro Teixeira, que representou a Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia, e representando a reitoria, esteve presente o assessor técnico, professor Marcos Aguiar. A ação conjunta reafirma o compromisso das instituições parceiras com a formação e inovação em saúde digital.

 

Seguindo as diretrizes do SUS Digital, o programa promove o trabalho colaborativo em rede, por meio de grupos tutoriais formados por docentes, estudantes de graduação da saúde e áreas da informação. Idealizado pela Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI/MS), em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), o PET-Saúde/I&SD reafirma o compromisso com a inovação e o fortalecimento do SUS.

 

Na UVA, o programa é coordenado pela professora Andrea Moreira, do curso de Enfermagem, e conta com a participação dos cursos de Enfermagem, Educação Física e Ciências da Computação, envolvendo docentes tutores e estudantes bolsistas. O programa é realizado em parceria com a Secretaria da Saúde de Sobral, por meio da Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia, com a participação de preceptores e orientadores de serviços que são trabalhadores do SUS.

 

Para a universidade, é um passo importante que une conhecimento, tecnologia e cuidado em saúde!