UVA fortalece ações em defesa da mulher rural

19 de agosto de 2025 - 5:09 PM

 

Nesta terça-feira, 19 de agosto, a Reitoria recebeu articuladores do projeto UVA em Defesa da Mulher Rural, coordenado pelo professor Jorge, do curso de Agronomia do Campus de Acaraú.

Estiveram presentes a reitora, professora Izabelle Mont’Alverne, a professora Joyce Mazza, ouvidora da Ouvidoria Setorial da UVA, a professora Rebeca Sales Viana, pró-reitora de Extensão e Cultura, o professor Marcos Aguiar Ribeiro, assessor técnico de gestão, Roberta Mesquita, membro da Sala Girassol, Letícia Silveira, representante do Instituto Camboa, Elson Mesquita, gerente do SESI SENAI Sobral, Michel Gomes, coordenador de Negócios da FIEC (SESI, SENAI e IEL), Dayana Duarte, coordenadora administrativo-financeira do SESI SENAI Sobral e Gillian Cohen, analista de Educação do SENAI Sobral.

Entre as iniciativas discutidas, destaque para o curso Feito por Elas – Trilha Formativa em Reaproveitamento de Alimentos, integrante do projeto UVA Mulher Rural. O curso foi idealizado para combater o desperdício de alimentos especialmente da banana no semiárido cearense e fomentar oportunidades de transformação social.

Com apoio do SESI SENAI e do Instituto Camboa, a formação gratuita terá 80 horas de duração, voltada para mulheres da zona rural com ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos. A turma piloto, com 20 participantes, será realizada no Instituto Camboa, no distrito de Castelhano (Acaraú/CE), com início previsto para setembro de 2025.