Pesquisadores da Funceme realizam oficina na UVA sobre desafios da água no semiárido

1 de setembro de 2025 - 11:22 AM

 

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) recebeu, nos dias 07 e 08 de agosto, os pesquisadores da Funceme, João Dehon e Daniel Cid, que ministraram a oficina “Seca em Jogo”, fruto de pesquisas desenvolvidas sobre a problemática hídrica na região semiárida. O encontro aconteceu na Sala de Vídeo do Centro de Ciências Humanas (CCH), em Sobral.

O programa foi desenvolvido pelo Programa Cientista-Chefe de Recursos Hídricos (Funcap), com apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e da Votorantim.

A oficina contou com o apoio do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia (LAPEGEO), coordenado pela professora Glauciana Alves Teles; do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Geografia; do Curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO).
Além da professora Glauciana, estiveram presentes no evento: o vice-coordenador do curso de Geografia, professor Luiz Antônio Araújo; a diretora do Centro de Ciências Humanas, professora Ana Paula Pacheco Gramata; a coordenadora do Comitê da Bacia do Acaraú, professora Patrícia Vasconcelos Frota; e as cientistas-chefe da Funcap na UVA, professoras Marina Leitão e Danielle Silva, do curso de Ciências Sociais.

Durante a programação, professores da Educação Básica de Sobral e Forquilha, bolsistas e supervisores do PIBID, estudantes e docentes dos cursos de Geografia e Ciências Sociais, membros do Comitê de Bacias e representantes da Votorantim vivenciaram práticas e reflexões sobre gestão e acesso ao uso da água. Por meio do Seca em Jogo, foram elaboradas soluções que incorporaram, de forma lúdica e contextualizada, papéis de sujeitos envolvidos em escalas regional e local, aproximando a experiência da realidade do semiárido cearense.

O Seca em Jogo, além de constituir um espaço de discussão e construção de conhecimento sobre os recursos hídricos, também se apresenta como uma proposta pedagógica para o ensino de temáticas físico-naturais e de abordagens sociais no contexto da Geografia escolar, assim como em outras disciplinas das ciências humanas e ambientais.

Na avaliação final da oficina, os participantes discutiram avanços, perspectivas e desafios para a aplicação do Seca em Jogo nas escolas, bem como possibilidades de interlocução entre diferentes sujeitos, em busca de um acesso mais democrático à água nos territórios e comunidades do semiárido e em suas diversas modalidades de uso.