UVA participou da ICID 2025 e destacou projetos em reunião do Conselho de Reitores das Universidades do Ceará
18 de setembro de 2025 - 4:44 PM

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) participou da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2025), realizada de 15 a 19 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O encontro internacional, que antecedeu a COP 30, reuniu autoridades, especialistas e pesquisadores para debater estratégias de adaptação às mudanças climáticas em regiões áridas e semiáridas.
No dia 15 de setembro, durante a programação da ICID 2025, ocorreu a Reunião do Conselho de Reitores e Reitoras das Universidades do Ceará, com o objetivo de compartilhar e dialogar sobre ações de pesquisa e extensão voltadas ao desenvolvimento sustentável nos territórios de atuação das Instituições de Ensino Superior (IES). Estiveram presentes vice-reitores, reitores, professores e professoras da UFC, UVA, IFCE, URCA, UNILAB e UECE.
A professora Patrícia Vasconcelos Frota, do curso de Geografia da UVA, esteve presente e apresentou projetos desenvolvidos no âmbito da Geografia, destacando o início das atividades do primeiro doutorado acadêmico da UVA, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Promovida pelo Governo do Ceará em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a ICID 2025 foi organizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O evento contou ainda com apoio de organismos nacionais e internacionais e teve como produto final a elaboração da Carta de Fortaleza, documento a ser apresentado na COP 30, em Belém, em novembro.