Professor da UVA participa da COP30 em Belém (PA)
12 de novembro de 2025 - 4:37 PM
O docente Jander Barbosa Monteiro, do curso de Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), participa da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada em Belém (PA).

A COP30 tem como objetivo promover um espaço de debates e decisões sobre as ações globais de enfrentamento às mudanças climáticas, reúne representantes dos 198 países signatários da Convenção das Nações Unidas (UNFCCC).
Pela primeira vez, cientistas climáticos brasileiros integram a “Blue Zone”, área sob responsabilidade direta da UNFCCC, onde ocorrem as negociações oficiais entre governos e organizações. O professor Jander Barbosa é coordenador adjunto do Laboratório de Estudos Ambientais e Climáticos (LEAC). Barbosa também integra o Plano Local de Ação Climática de Sobral (PLAC) e o Fórum Cearense de Mudanças Climáticas, reforçando o papel da UVA na produção científica e no diálogo com políticas públicas.
“É uma oportunidade de projeção para a instituição, contribuindo ainda mais para a internacionalização da UVA. Ademais, como cientista climático, ao participar do principal evento mundial que trata da pauta climática, vejo também a oportunidade de dialogar com pares e representantes de instituições e governos, colaborando para a discussão sobre o contexto de emergência climática que estamos atravessando — o que também representa um sonho alcançado”, explica o professor.
Durante os próximos dias, o docente acompanhará mesas de negociações climáticas e eventos paralelos, que abordarão temas como transição energética, justiça climática, políticas de mitigação e adaptação, além de parcerias entre instituições acadêmicas e governos.
A UVA tem atuado de forma direta na formação e conscientização ambiental de seus estudantes, como destaca o professor Jander. “Hoje, em vários laboratórios, assim como no LEAC, temos jovens estudantes engajados em projetos de caráter extensionista e em atividades de ensino e pesquisa. São muitas iniciativas, desenvolvidas em cursos diversos, como Geografia, Biologia e outros”, conclui.
A participação do docente representa uma projeção internacional para a Universidade Estadual Vale do Acaraú, destacando a formação científica e o enfrentamento à emergência climática. A COP30 segue até o dia 21 de novembro, com uma programação diversificada de debates, painéis e negociações globais.