Parceria entre UVA e CAEd/UFJF fortalece avanços em Avaliação Educacional
21 de novembro de 2025 - 8:40 AM


Avaliação, tecnologia e formação marcaram o encontro com as pesquisadoras da Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF), órgão suplementar da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizado nos dias 17 e 18 de novembro, na Sala dos Conselhos do campus Betânia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral.
A programação incluiu palestras sobre pesquisas de padrões de desempenho das avaliações formativas, com ênfase na descrição pedagógica, na avaliação educacional em larga escala e na preparação de matrizes de referência.
Estiveram presentes, a reitora da UVA, professora Izabelle Mont’Alverne; a pró-reitora de Graduação, professora Jônia Tírcia; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Betânia Moreira; o assessor técnico da Reitoria, professor Marcos Aguiar; a ex-governadora do Estado do Ceará e professora da UVA, Izolda Cela; a diretora do Centro de Filosofia, Letras e Educação (CENFLE), professora Elisalene Alves; as professoras do curso de Pedagogia, Alexsandra Maria, Lídia Azevedo e Vilar Vasconcelos; e os docentes do curso de Matemática, Edvalter Sena e Nilton Neves.
Além dos docentes da UVA, o encontro contou com a participação das pesquisadoras do CAEd — a coordenadora, professora Lina Kátia Mesquita, e a gerente de Análise de Dados, Girlene Ribeiro —, além da secretária de Educação de Minas Gerais, Geniana Faria.
O diálogo reforçou a importância da parceria institucional para o aprimoramento de processos avaliativos, promovendo inovação e ampliando o impacto das ações acadêmicas no cenário educacional brasileiro.
CAED
O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), órgão suplementar da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é referência nacional na pesquisa e no desenvolvimento de programas de avaliação em larga escala e de tecnologias voltadas à gestão educacional.
Há cerca de 25 anos, atua na produção de medidas de desempenho e na investigação de fatores associados à aprendizagem, estabelecendo parcerias com o governo federal, secretarias estaduais e municipais de educação, além de instituições nacionais e internacionais comprometidas com a qualidade e a equidade da educação pública.