Discentes e Docentes da UVA participam da EXPO Chateau Julie 2025 em Camocim
25 de novembro de 2025 - 8:32 AM

Nos dias 21 e 22 de novembro, professores e alunos dos cursos de Agronomia (campus Acaraú), Ciências Contábeis e Engenharia de Pesca (campus Camocim), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), marcaram presença na EXPO Chateau Julie 2025, evento realizado na Praia da Tatajuba, em Camocim, reunindo iniciativas de inovação, sustentabilidade, turismo e empreendedorismo do semiárido cearense.
O movimento integrou identidade, economia criativa e compromisso social em uma experiência imersiva, com o tema “Raízes que Transformam: Tradição, Sustentabilidade e Inclusão”. Por meio do encontro, foi possível reafirmar o potencial do Ceará como um lugar onde inovação e ancestralidade dialogam de forma madura, contemporânea e profundamente conectada às demandas da sociedade.
Os representantes da UVA apresentaram seus principais projetos de pesquisa e extensão, com destaque para o programa “UVA em Defesa da Mulher Rural”, que promove ações de formação, valorização e fortalecimento da autonomia feminina no campo.
O estande da universidade trouxe ainda atividades nas áreas de agronomia, fitossanidade, agroecologia e desenvolvimento territorial, evidenciando o compromisso institucional com a transformação social no Baixo Acaraú.
Um dos momentos mais marcantes foi a visita da CEO do Grupo Chateau Julie, Julie Carroll, que conheceu de perto os projetos da universidade, dialogou com estudantes e docentes, e demonstrou interesse em futuras parcerias que unam educação, sustentabilidade
“A participação da comunidade acadêmica da UVA, reflete a importância da articulação entre a instituição, os setores produtivos e a comunidade, ampliando oportunidades de formação e inovação para os estudantes.”, pontua Jorge Souza, professor do curso de Agronomia (campus Acaraú) da UVA.
SOBRE A EXPO Chateau Julie
A Expo Chateau Julie é um organismo vivo, um espaço onde marcas autorais, artesãos tradicionais, comunidades criativas, empreendedores, artistas, pesquisadores e lideranças se encontram para construir novas leituras sobre desenvolvimento regional.