LaboPaleo-UVA se destaca no Congresso de Paleontologia do Nordeste (PaleoNE) com 15 trabalhos apresentados e duas premiações

12 de dezembro de 2025 - 2:59 PM

Os membros do Laboratório de Paleontologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (LaboPaleo-UVA) participaram, entre os dias 3 e 6 de dezembro, do Congresso de Paleontologia do Nordeste (PaleoNE), realizado em Santana do Cariri, CE.

A equipe, coordenada pelo professor Jarbas Negreiros, apresentou 15 trabalhos e conquistou destaque com duas premiações: na categoria Paleoarte, com o discente Áled Gomes Lopes, autor da obra “O Rei do Entardecer”; e na categoria de melhor apresentação oral da graduação, com a aluna Maria Janielly Nepomuceno Bastos, que apresentou o trabalho “Caverna sem Dragão! A simulação de um ambiente cavernícola como estratégia de divulgação científica”.

O professor Jarbas Negreiros destacou a relevância da participação da equipe, ressaltando que o incentivo a participação nestes eventos é essencial para a formação, e relatou a experiência vivida durante o congresso: “Foi uma experiência enriquecedora para a nossa formação acadêmica, pois conhecemos pesquisadores de referência na área, trabalhos realizados em outros laboratórios e visitamos coleções em museus. Encontramos fósseis que apenas víamos em fotos, e foi uma experiência única, uma mistura de arte, ciência e cultura muito rica”, destacou.

O evento reuniu pesquisadores da área de paleontologia de aproximadamente 12 países e 11 estados da federação, promovendo trocas científicas e apresentação de trabalhos. Um momento dedicado aos estudos da paleontologia, num dos mais importantes sítios paleontológicos do planeta.

O desempenho dos membros reforça a relevância do LaboPaleo-UVA na pesquisa paleontológica regional e nacional, além de evidenciar o compromisso da universidade com a ciência e a formação de novos pesquisadores.