Projetos de Extensão da UVA são apresentados em Seminário da Rede Interset-CE

3 de fevereiro de 2026 - 5:19 PM

 

Professores e estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) estiveram presentes no Seminário de Acompanhamento de Projetos Intersetoriais de Extensão: Rede Interset-CE, realizado nesta segunda-feira (02/02), na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza.

Durante o evento, quatro projetos de extensão da UVA foram apresentados, evidenciando iniciativas que articulam a universidade com políticas públicas e demandas sociais.

Foram eles: Observatório da Educação; Nossa Incrível Terra (curso de Biologia); Educação Financeira e Ambiental (curso de Ciências Contábeis – campus Camocim); e Raízes do Conhecimento (curso de Agronomia – campus Acaraú).

Reforçando o caráter intersetorial das ações, os projetos apresentados tiveram foco em áreas estratégicas como desenvolvimento territorial, sustentabilidade, educação, saúde e fortalecimento de redes institucionais.

O seminário teve como objetivo promover o acompanhamento técnico e institucional dos projetos intersetoriais de extensão desenvolvidos no âmbito da rede, além de fortalecer a articulação entre as Instituições Públicas de Ensino Superior participantes, entes governamentais e demais parceiros.

O encontro também possibilitou a troca de experiências, avaliação das ações em curso e o aprimoramento das iniciativas de extensão voltadas aos territórios em situação de vulnerabilidade no estado.

Rede Interset

A Rede Interset é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (SASE), com apoio das Instituições Públicas de Ensino Superior do Ceará.

A proposta visa estudar a viabilidade e o modelo de governança para fomentar redes intersetoriais na extensão universitária, com dois objetivos principais: atuar em territórios de vulnerabilidade social, articulando educação básica e diversas políticas públicas (como assistência social, saúde, cultura, esporte, justiça, direitos humanos e meio ambiente), e fortalecer a extensão nos cursos de graduação, ampliando a formação cidadã, a produção de conhecimento e a qualificação profissional para atuação nos territórios.