Institucional   >    Pró-Reitorias   >    PRAE   >   NAFA

Núcleo de Apoio à Formação Acadêmica (NAFA)

 
No Núcleo de Apoio à Formação Acadêmica (NAFA) os estudantes encontram todo o suporte para a realização de eventos que venham aprimorar a sua formação inicial. É responsável também pela manutenção e aplicação de parcerias entre a UVA e várias entidades, governamentais e não governamentais.
 
Por meio dos diversos setores da Universidade, este núcleo viabiliza a formação dos discentes apoiando-os em atividades que venham a contribuir com a sua vida profissional. Entre outras atribuições do NAFA estão o ingresso dos discentes em estágios por meio de agentes de integração como CIEE, CENTRAGIUM, entre outras, e buscar parcerias com o movimento estudantil e os diversos organismos da sociedade civil.
Assim, o NAFA apoia o protagonismo dos alunos da UVA, quando se organizam para:
 
– Acompanhar e qualificar o aluno nas atividades do estágio nas instituições públicas ou privadas que a UVA mantém convênio;
 
– Estimular a participação dos discentes ao destaque político;
 
– Promoção de eventos nos campi da UVA
 
Programa de Encaminhamento e Acompanhamento de Estágios Remunerados
 
Este programa cuida do encaminhamento e do acompanhamento de discentes em estágios que venham a contribuir com a sua futura vida profissional.
 
As empresas interessadas em oferecer vagas, deverão se cadastrar junto a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).
 
O estágio deverá ser desenvolvido de acordo com os preceitos da Lei do Estágio, de forma a possibilitar ao estagiário “…[um] ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante…” (Art. 1° Lei n° 11.788/08). O estagiário não poderá exercer atividades que o exponha à situações de periculosidade, insalubridade, danos físicos, psíquicos ou morais.
 
O acompanhamento do estágio tem a finalidade de verificar o desenvolvimento do jovem estagiário na empresa e o cumprimento do estabelecido no plano de estágio, observando impactos e efeitos desta vivência na vida dos jovens de maneira que correções, intervenções e encaminhamentos possam ser realizados. Este acompanhamento é realizado por meio de visitas seletivas, formulários encaminhados à empresa via correio e que deverão ser respondidos e devolvidos ao Programa, além da realização de dinâmicas de grupos.
 
O determinado no Termo de Compromisso e no Plano de Estágio fornecido pela empresa e cadastrado pela PRAE deverá ser rigorosamente respeitado, não sendo permitido acordos ou contratos paralelos com o estagiário, podendo o seu descumprimento gerar interrupção do estágio e cancelamento das vagas da empresa.
 
A carga horária diária ou semanal e o local de estágio não poderá, em nenhuma hipótese, serem alterados sem a confecção de aditamento emitido pelo Programa e assinado por todas as partes.
 
Programa de Inclusão Digital
 
Visa atender uma demanda do corpo discente da Universidade quanto à utilização do Sistema operacional Linux (Ubuntu) e da ferramenta OpenOffice/BrOffice. O conteúdo do curso é dividido da seguinte maneira: 1) Sistema Operacional Linux distribuição UBUNTU; 2) Suíte de Escritório OpenOffice/BrOffice e 3) Internet.
 
O material didático é elaborado pelos próprios bolsistas com supervisão de um professor e é cedido durante o curso aos alunos, sendo que estes devem devolver o material didático para que sejam utilizados por outra turma.